Fórmula: SiO2
Dureza: 6
Densidade: 2.60-2.64
A ágata é uma variedade microcristalina do quartzo, conhecida como calcedónia e associada sobretudo a rochas vulcânicas, mas também a algumas rochas metamórficas.
O seu nome deriva do rio Achates, actualmente chamado rio Dirillo, na Sicilia, onde terá sido identificada por primeira vez pelo filósofo grego Theophrastus (séc. IV-III a.C.).
Ocorre na natureza em diferentes colorações, desde o negro, o castanho, o vermelho, laranja, ao azul e verde. Todos os tipos de ágata são pedras consideradas de baixa intensidade energética, tendo um efeito estabilizador.
A variedade designada segundo a sua zona de proveniênca, o Botswana, é particularmente confortante e protectora, actuando de forma lenta mas estável, sobre sentimentos de luto e solidão, promovendo a abertura do chakra do coração e a clareza de mente, assim como em estados de stress. Acredita-se que é também uma pedra que nutre, sendo frequentemente usada por mulheres grávidas e que atrai a boa sorte em todos os aspectos da vida.
Este tipo de ágata é usada para promover a libertação de toxinas, estimular os sistemas nervoso e imunitário, regular a circulação sanguínea, ajudar em estados febris, sendo também benéfica para a pele, o coração, o estômago e o útero, assim como para regularizar os padrões de sono.
A forma mais eficaz de recarregar a ágata do Botswana é expôr a pedra ao luar durante o quarto crescente.