Image Alt

Ágata Vermelha (Ágata de Fogo)

Fórmula: SiO2
Dureza: 6
Densidade: 2.60-2.64

 

A ágata é uma variedade microcistalina do quartzo, conhecida como calcedónia e associada sobretudo a rochas vulcânicas, mas também a algumas rochas metamórficas.
O seu nome deriva do rio Achates, actualmente chamado rio Dirillo, na Sicilia, onde terá sido identificada por primeira vez pelo filósofo grego Theophrastus (séc. IV-III a.C.).

 

Ocorre na natureza em diferentes colorações, desde o negro, o castanho, o vermelho, laranja, ao azul e verde. Todos os tipos de ágata são pedras consideradas de baixa intensidade energética, tendo um efeito estabilizador.

 

A ágata na sua variedade vermelha, também conhecida como ágata de fogo, está intimamente conectada com o elemento Fogo e favorece sobretudo o primeiro e segundo chakras. Na tradição daoísta é usada para fortalecer a energia vital e sexual aumenta, estimular a circulação sanguínea e beneficiar o sistema gastro-intestinal, o sistema endócrino, a regeneração de tecidos e a memória e mitose celular, sendo considerada uma protecção eficaz contra todo o tipo de vibrações energéticas nocivas.

 

Para recarregar a ágata de fogo, deve-se expô-la por alguns minutos à luz solar até ao meio-dia.