Image Alt

Charoíte

Fórmula: K(Ca,Na)2Si4O10(OH,F)·H2O)
Dureza: 5-6
Densidade: 2.68

 

A charoíte é um silicato muito raro, até agora apenas identificado na proximidade do rio Chara, na Sibéria Oriental, de onde deriva o seu nome. Conhecida apenas desde 1978, forma-se através de metamorfismo de contacto a partir de depósitos calcários, incluindo vários e distintos elementos na sua composição como potássio, sódio, cálcio, bário e estrôncio, sendo sensível ao calor.

 

É uma pedra revitalizante, muito benéfica para situações de convalescência e de cansaço prolongado, regulariza a pressão arterial, equilibra o sistema nervoso, regulariza os padrões de sono e favorece a eliminação de toxinas, sendo também benéfica para problemas de visão, do coração e restaurando o funcionamento do fígado e do pâncreas.

 

Trata-se de uma “pedra-guia”, que promove o auto-conhecimento e induz o crescimento espiritual, cura problemas emocionais e combate o apego e o medo. A charoíte transmite calma, perseverança, coragem, apoio e solidez, sendo muito benéfica para quem trabalha com idosos e moribundos ou sofre de solidão.

 

Para recarregar a charoíte, pode-se colocá-la sob água corrente durante alguns minutos ou enterrá-la envolta num pano, de um dia para o outro, em fase de crescente lunar.