Fórmula: Be3Al2(SiO3)6
Dureza: 7,5-8
Densidade: 2.67-2.78
A esmeralda é uma variedade do berilo, sendo a sua cor verde devida à presença residual de crómio e por vezes vezes, de vanádio. A sua etimologia parece derivar do grego “smarágdos”, nome que era dado na Antiguidade a todas as pedras semipreciosas de cor esverdeada.
A esmeralda é uma pedra fortemente tonificante, revitalizando todo o organismo. Entre os seus vários benefícios, fortalece a memória, equilibra o sistema nervoso, fortalece o coração, fígado, rins e pâncreas, ajuda na recuperação de doenças infecciosas e estados febris, ajuda a controlar a diabetes e em afecções musculo-esqueléticas. Acredita-se ser também muito benéfica para problemas cutâneos, asma, sinusite, assim como pata estimular a fertilidade e ajudar no trabalho de parto.
Conhecida como “pedra da sabedoria”, a esmeralda promove a inspiração, a intuição e a clareza de mente, Também se conhece a esmeralda como a “pedra do amor”, ao estar intimamente ligada ao chakra do coração, incentivando a gentileza, a compaixão e a coragem para ultrapassar situações mais difíceis, assim como para assegurar um relacionamento auspicioso e duradouro. Conectada com o elemento Terra, a esmeralda é ainda uma pedra que promove a regeneração, a vitalidade e a prosperidade.
A esmeralda é extremamente sensível a pancadas fortes, riscos e mudanças de temperatura repentinas. Para recarregá-la, deve-se enterrá-la de um dia para o outro, envolta em tecido, preferencialmente em noite de quarto crescente.