Image Alt

Filosofia

A oferta de serviços do espaço InnZen enquadra-se no âmbito das chamadas terapias não convencionais (TNC), geralmente conhecidas como “medicinas alternativas” e que, mais recentemente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) convencionou designar como “Medicina Tradicional, Complementar e Integrativa”, enquanto meios terapêuticos que se conjugam e interagem com a Medicina Convencional.

 

Os meios terapêuticos preconizados segundo este princípio dirigem-se sobretudo à harmonização e equilíbrio do organismo como um todo e à activação do potencial de cura inerente a cada pessoa. Já dizia Hipócrates que as nossas próprias forças naturais são a principal cura das doenças.

 

No documento estratégico 2014-2023 para estas terapias pode ler-se que “reforçar a qualidade e a segurança, o uso correto e a efetividade das terapêuticas tradicionais e complementares, através da regulação da prática e dos praticantes” é um objetivo da OMS.

 

Em Portugal, encontram-se actualmente regulamentadas (Lei n.o 45/2003, de 22 de agosto, Lei n.o 71/2013, de 2 de setembro, Portaria n.º 45/2018) a Medicina Tradicional Chinesa, a Acupuntura, a Fitoterapia, a Naturopatia, a Osteopatia e a Quiropráxia.

 

       

 

Não é ainda o caso da Medicina Ayurvédica, do Shiatsu e da Reflexologia, entre outras, embora os seus efeitos terapêuticos sejam amplamente reconhecidos e apoiados por vários estudos científicos (veja-se os artigos incluídos em cada uma das terapias que o Espaço InnZen oferece). Acreditamos, porém, que num futuro próximo algumas destas práticas sejam também devidamente reconhecidas, ao tratarem-se de terapias integrativas eficazes e que definitivamente não excluem a consulta e o tratamento médico ou farmacológico convencional prescrito pelos profissionais de saúde.

 

O Shiatsu, designadamente, é reconhecido oficialmente pelo Japão como uma terapia autónoma desde 1964 e definido em 1997 pelo Parlamento Europeu como uma das terapias alternativas dignas de interesse (resolução A4-0075/97), encontrando-se actualmente reconhecido e integrado no Sistema Nacional de Saúde de países como a Áustria, a Suíça e o Brasil.

O conjunto de terapias que o Espaço InnZen oferece – Shiatsu, Auriculoterapia, Magnetoterapia, Reflexologia – preconiza a sua integração com os eventuais tratamentos médicos receitados pelos profissionais de saúde, sendo muito útil para um tratamento mais eficaz que sejam disponibilizados aos terapeutas os exames médicos realizados.

 

       

 

Acreditamos que a medicina convencional e a dita medicina tradicional, nas suas diversas valências, se podem e devem enriquecer mutuamente. Análises, visitas de controle ao médico de família e a medicação prescrita não devem ser nunca abandonadas.

 

A filosofia e o conceito subjacente às terapias naturais tem por base a visão holística do ser humano, ou seja, a visão da pessoa na sua especificidade individual e como um todo, e não exclusivamente focado na sintomatologia clínica que naquele momento ocorre.

 

A visão holística das terapias naturais tem em conta não só os sintomas, mas as características específicas de cada indivíduo e a forma como cada um de nós interage com o meio, nas dimensões física, mental e emocional, onde frequentemente reside a origem dos desequilíbrios que acabam por afectar a nossa saúde.

 

No sentido de esclarecer todos aqueles que a nós se dirijam, cada terapia é acompanhada pela respectiva descrição de procedimento, das respectivas indicações e das contra-indicações a observar. São igualmente incluídas hiperligações para artigos científicos concernentes a cada uma das terapias, no esforço de oferecer uma informação mais completa possível.

 

Contacte-nos: esclarecemos as suas dúvidas.

Novas Normas de Funcionamento

Cumprimos escrupulosamente todos os critérios de higienização e normas de segurança preconizadas pela Direção Geral da Saúde no âmbito da prevenção e contenção do surto epidémico por Covid-19. Neste sentido, impõem-se novas normas de funcionamento:

1. O atendimento é feito unicamente mediante marcação prévia, de forma a evitar contacto entre pacientes;

2. No dia anterior à consulta, o Espaço InnZen entra em contacto telefónico para despistar eventuais sintomas relacionados com Covid-19 (tosse, febre, dificuldades respiratórias);

3. É obrigatório comparecer com máscara social que não deve retirar em nenhum momento;

4. Será solicitado que não traga acessórios (relógio, colares, brincos, etc);

5. Ser-lhe-á pedido que traga calçado de interior (chinelos de quarto ou similares), de forma a impedir a eventual contaminação do espaço com calçado de rua. Na impossibilidade de o fazer, ser-lhe-á facultado cobre-calçado descartável.