Fórmula: (Mg,Fe)2Al3(AlSi5O18)
Densidade: 2.58 to 2.66
Dureza: 7-7.5
A iolite é um silicato que ocorre em rochas ígneas e metamórficas, derivando o seu nome do Grego ion lithos “pedra violeta”, devido à sua cor quando lapidada, podendo ocorrer também em colorações de azul escuro.
Pedra energizadora que promove o equilíbrio do organismo, regulariza o sistema nervoso e endócrino e actua sobre patologias do sistema urinário e músculo-esquelético, suporta o sistema linfático e facilita a eliminação de toxinas e a redução de depósitos de gordura, ajudando a regeneração do fígado. É também tradicionalmente usada para o tratamento de estados febris, casos de sinusite e patologias pulmonares, facilitando o combate a adições. Estimula a memória e a concentração, regulariza o sono, fortalece os olhos e alivia as dores.
Trata-se de uma pedra harmonizadora que promove a calma, a clareza de mente, a intuição e a criatividade, ajudando a tomar as decisões certas, instiga auto-confiança e perseverança, expande a energia vital, as capacidades de comunicação, o auto-conhecimento e a auto-estima, sendo muito benéfica para quem sofre de falta de motivação e se sente desorientado.
Para recarregar a iolite, pode-se colocá-la sob água corrente durante alguns minutos ou ao luar durante a Lua cheia.