Fórmula: SiO2
Dureza: 6.5-7
Densidade: 2.58-2.91
O jaspe é um tectosilicato, uma variedade impura de sílica que consiste num agregado microgranular de quartzo e sedimentos de outros minerais, motivo pelo qual apresenta uma grande variedade de cores e texturas. O nome deriva do grego ἴασπις, iaspis, ou seja, “pedra manchada”
Usada no Crescente Fértil deste o IV milénio a.C., foi uma das pedras mais aplicadas na Antiguidade, sobretudo na sua variante verde, confundindo-se muitas vezes com o jade nefrite.
Os padrões que geralmente se observam no jaspe ocorrem durante o processo de consolidação dos vários sedimentos sobre uma matriz rica em sílica ou cinza vulcânica, por meio de circulação hidrotermal.
O jaspe negro, também designado como bassanite é uma das formas mais raras de jaspe, usado segundo a tradição Daoísta como protecção contra todo o tipo de perigos e ameaças. Constitui um poderoso escudo reflector contra todo o tipo de energias nocivas, estimula a intuição e sonhos visionários. É também uma pedra que fomenta o enraizamento, benéfica para o estômago, baço e pâncreas.
Pode-se recarregar o jaspe negro através da sua exposição à luz solar até ao meio dia ou enterrando-o na terra de um dia para o outro em fase de quarto crescente.