Image Alt

Labradorite

Fórmula: (Ca,Na)[Al(Al,Si)Si2O8]
Dureza: 6-6,5
Densidade: 6.84

 

A labradorite é um feldspato encontrado geralmente nas rochas ígneas como o basalto e a anortosite, cuja disposição micro-cristalina exibe um efeito óptico iridiscente de tons azuis, esverdeados, lilases e dourados ao incidir luz na sua superfície. Os Inuit acreditavam que a labradorite era o fogo gelado da Aurora Boreal.

Foi identificada como tal pela primeira vez em 1770 no Canadá, em Labrador, de onde deriva o seu nome, sendo no entanto há muito louvada nas lendas das tribos Inuit e usada pelos Boethuk de Newfoundland e de Labrador.

 

A labradorite harmoniza todo o organismo, fortalecendo os pulmões e aliviando problemas respiratórios, regulariza a digestão e estimula o metabolismo, sendo também muito benéfica para problemas de visão e para reduzir a ansiedade, assim como para reduzir a pressão arterial, aliviar dores reumáticas e fortalecer o sistema reprodutor feminino e os rins.

 

Tradicionalmente usada por xamãs e curandeiros, a labradorite sempre foi considerada uma pedra de magia e de transformação. A labradorite promove a intuição, o auto-conhecimento e o crescimento espiritual, oferecendo a mais poderosa protecção do reino mineral contra todo tipo de energias negativas. Favorece as capacidades de comunicação e é uma pedra ideal para colocar no local de trabalho pois incita cortesia e um sentimento de harmonia. Com uma vibração calmante, é também muito benéfica para reduzir o comportamento anti-social ou abusivo de crianças e adolescentes, assim como para ultrapassar problemas de adição a tabaco, álcool e drogas.

 

Para recarregar a labradorite pode-se colocá-la sob água corrente durante alguns minutos e expô-la ao luar durante a Lua cheia.