Fórmula: SiO2
Dureza: 7
Densidade: 2,65
O ónix é uma variedade criptocristalina de quartzo de matriz negra e listas brancas. O seu nome deriva etimologicamente do grego ὄνυξ “garra, unha”, devido à sua aparência.
Muito apreciada por diversas culturas ao longo da história, o ónix foi usado como base escultórica de camafeus, selos, assim como para fins religiosos, divinatórios e no fabrico de amuletos, aparecendo descrita no Génesis (2:10-12) como um elemento da Criação.
Acredita-se que o ónix é benéfico para o sistema nervoso, o aparelho auditivo, a medula óssea e os tecidos moles. O ónix ajuda também a restabelecer a energia e vitalidade em situações de esforço físico prolongado e de convalescência, melhorando a regeneração celular, a absorção de nutrientes e a eliminação de toxinas.
É uma pedra fortemente conectada com a Terra e o chakra de base, muito enraizadora, que integra as dualidades do Self e promove a intuição, a força, o auto-controle e a tenacidade, ajudando na libertação de quadros emocionais nocivos. É considerada também uma excelente protecção contra todo o tipo de energias negativas.
Para recarregar o ónix deve-se enterrá-lo de um dia para o outro em fase de quarto crescente.