Image Alt

Pirite

Fórmula: FeS2
Dureza: 6-6.5
Densidade: 4.8-5.10

 

A pirite é um dissulfeto de ferro, com cristais isométricos, geralmente com forma cúbica, tratando-se do sulfeto mineral mais comum. Encontra-se geralmente associada a outros sulfetos ou óxidos em veios de quartzo, rochas sedimentares ou metamórficas, em leitos de carvão e como mineral de substituição em alguns fósseis.

 

O nome deriva do grego pyr, “fogo”, devido às faíscas que resultam quando a pirite é golpeada com um martelo. Devido ao seu brilho metálico e à sua cor amarelo-dourada, é conhecida também como “ouro-dos-tolos”, se bem que por vezes se identificam pequenas quantidades de ouro agregadas a este elemento (pirite aurífera).

 

A marcassite é um polimorfo da pirite: ambas têm a mesma fórmula química mas possuem estruturas cristalinas diferentes, sendo que a marcassite, um agregado de pirite, se desintegra com facilidade.

 

A pirite equilibra a circulação sanguínea, fortalece os ossos, melhora a qualidade do sono e fortifica os pulmões, estimula a renovação celular,  ajuda a digestão, alivia a asma e a bronquite e ajuda tratar os casos de intoxicação, aumentando o vigor físico e combatendo o cansaço.

 

A pirite é tradicionalmente usada como um amuleto para atrair fortuna e prosperidade, é-lhe atribuída a capacidade de remover obstáculos e abrir caminhos, favorecendo a autoconfiança e redobrando a energia para enfrentar novos desafios. Actua também como uma forte protecção contra todo o tipo de energias negativas.

 

Para limpar e recarregar a pirite nunca deve ser usada água. A melhor forma é colocá-la ao Sol durante pelo menos 3 horas até ao meio-dia.