Fórmula: NaFe3 (Al, Fe) 6 [(OH, F) 4 (BO3) 2Si6O18]
Dureza: 7-7.5
Densidade: 2.82-3.32
A turmalina pertence a uma complexa família de borosilicatos de alumínio, associados a ferro e magnésio, entre outros, cuja diferente proporção se reflecte na cor, que varia entre o negro e tons de verde, rosa e violeta, sendo a negra a variedade mais comum. Apresenta cristais prismáticos, estriados verticalmente e de secção triangular e aparece geralmente como mineral acessório de rocas ígneas e metamórficas.
O seu nome deriva do cingalês turmali, “pedra preciosa de cores mistas,” ou de turamali, “pequena coisa da terra”. A turmalina tem a capacidade de adquirir carga eléctrica ao ser aquecida ou friccionada, funcionando como um íman, sendo por isso usada pelos comerciantes holandeses do século XVIII para atrair as cinzas dos cachimbos, designando-a como Aschentrekker. Actualmente, a turmalina é usada nos circuitos de equipamentos eléctricos pela sua condutibilidade e durabilidade.
A turmalina verde beneficia o coração, regulariza os padrões de sono, harmoniza o sistema nervoso, fortalece o sistema imunitário, combate a fadiga e é um excelente desintoxicante, ajudando também à perda de peso. Estimula a regeneração celular, fortalece a visão, beneficia e equilibra o sistema músculo-esquelético e acalma em crianças hiperactivas.
Fortemente conectada com a Terra e com o chakra do coração, é uma pedra curativa e protectora por excelência, transformando a energia negativa em positiva, equilibrando e limpando todo o campo energético. Esta variedade de turmalina é considerada um poderoso amuleto de boa sorte que atrai riqueza e prosperidade, inspira criatividade e é fortemente revitalizante. Aumenta a auto-confiança e ajuda a ultrapassar bloqueios emocionais, sobretudo relacionados com a figura paterna ou outra figura masculina. É também uma poderosa protecção contra todo o tipo de energias nocivas, e um excelente guia que torna audível a voz da nossa intuição.
Para recarregar a turmalina, deve-se envolvê-la cuidadosamente num pano e enterrá-la de um dia para o outro em fase de crescente lunar.