Fórmula: {Ca2}{Al2Fe3+}(Si2O7)(SiO4)O(OH)
Dureza: 6.5-6
Densidade: 2.55-2.85
A unakite é uma rocha metasomática formada pela alteração de rochas graníticas, cujos principais componentes são o epídoto, o feldspato e o quartzo, pelo que não possui fórmula química própria, mas a do epídoto e a do quartzo conjugadas.
O seu nome deriva do seu principal lugar de proveniência, as montanhas Unaka no Tennessee, encontrando-se também na Suíça e no Zimbabwe.
A unakite é dotada de uma energia muito revitalizante, promovendo o crescimento de tecidos saudáveis, pelo que é particularmente benéfica em casos de recuperação cirúrgica e no tratamento do cancro. É um bom fortificante para o coração e os pulmões, para o sistema digestivo, estimulando a circulação sanguínea e o sistema metabólico. Acredita-se ser igualmente benéfica para o sistema reprodutor, durante a gravidez e o trabalho de parto, tendo propriedades calmantes e anti-espasmódicas.
Tradicionalmente usada como amuleto para atrair o amor, a fertilidade e a boa sorte, a unakite é uma pedra que está fortemente conectada com a Terra e o chakra do coração, promovendo relações harmoniosas, amizades e sociedades duradouras e atraindo a prosperidade e a abundância. Trata-se de uma pedra fortemente enraizadora e regeneradora, aumentando a vitalidade e o ânimo no dia-a-dia.
A unakite é também reportada como eficaz na neutralização da poluição electromagnética derivada de televisões, computadores, etc.
Para recarregar a unakite, deve-se enterrá-la envolta em tecido de um dia para o outro durante a fase de quarto crescente.