Image Alt

Blog

 

Descrição Geral
Trata-se de um workshop que se destina a explorar o poder terapêutico da música nas suas variadas formas. Tal como a música é a expressão de regras matemáticas harmoniosas que se propagam em vibrações sonoras pelo ar; é todo o conjunto desses ritmos, com as suas variações, alternâncias e pulsações, que actuam na nossa mente e no nosso organismo, influindo em inúmeros processos fisiológicos e emocionais.

 

 

Cada elemento, cada substância tem o seu próprio som. Em 1999, Cyril Smith, então professor de Física da Universidade de Stanford, reproduziu o ritmo próprio da thiroxina durante uma convenção, provocando a taquicardia de várias pessoas da audiência que, literalmente, sofreram uma overdose dessa hormona.

 

 

Por outro lado, ritmos calmos e belos, como por exemplo, a música de Chopin, Mozart ou sutras tibetanos induzem outro tipo de respostas na nossa mente e corpo, no sentido do reequilibro do todo, como bem demonstraram as experiências levadas a cabo pelo investigador.

 

 

O workshop destina-se a explorar as diversas formas possíveis de usar a música, os sons e as vocalizações, enquanto estimulantes e auxiliares em processos de harmonização, de concentração e de catarse, entre outros.
Não se trata de um workshop de formação em músico-terapia, mas da prática da música num contexto clínico de tratamento e reabilitação que se fundamenta nos “saberes tradicionais”, no âmbito das práticas alternativas de saúde e bem-estar.

 


Destinatários

Dirigido a todos os interessados. Não há necessidade de experiência anterior em arte, nem a aquisição de materiais.


Preço:
120€


Próxima Data:
8 e 9 de Fevereiro de 2020


Duração do Curso

12 horas presenciais.

O conteúdo programático será desenvolvido em dois módulos durante dois fins-de-semana: Sábado, das 14 às 19h e Domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.


Material necessário

• Roupa e calçado confortável
• Material de desenho e pintura (escolha livre entre lápis de cor, giz de cera, pastel, guache, pincéis, marcadores, trapo para limpeza dos pincéis, etc.)
• Bloco de papel A3


Conteúdos programáticos

SÁBADO
Introdução
1. Saberes tradicionais e teorias integrativas
2. Aspectos Bioculturais: Ritmos, ressonância e dissonância. Ondas Delta, Theta, alfa, Beta e Gama.
3. Teoria da Divisão de Papéis dos Hemisférios Cerebrais.
4. Ritmo, melodia e harmonia, timbre, intensidade, altura,
frequência.
5. Modos maiores e menores.
3H
6. Realinhamento – Avaliação:
a. Anamnese
b. Radiestesia (Sistema Ted Andrews)
c. Teste dos chacras
2H
DOMINGO
7. Limpeza energética:
a. Barulho
b. Maracá
c. Banhos
d. Defumação

8. Integrações rítmicas
a. Tambor
b. Dança
c. Canto

9. Integração melódica
a. Canto
b. Mantra
c. Sons vocálicos
d. Flautas
e. Gongos
f. Canto-dança-oração
3H
10. Integração harmônica
a. Audição de músicas
b. Lista top 10
c. A fala – Sons vocálicos – Sons que influenciam os centros psíquicos

11. Música e Expressão Gráfica:
a. Raiva
b. Tristeza
c. Alegria
d. Elevação
12. Aspectos Sinestésicos – Exercícios gráficos relacionados à sinestesia com sons
4H


Formador

Antar Mikosz

Instrutor de Kundalini Yoga pelo Instituto Nanak de Curitiba, com ampla experiência em processos terapêuticos centrados na música, sons vocálicos e mantras, e formador em estudos gerais sobre oráculos e pintura espontânea.

 

Professor Associado da UNESPAR Campus Curitiba 1 – EMBAP e no PPGARTES: Programa de Pós-Graduação em Artes, FAP (Faculdade de Artes do Paraná, UNESPAR) e editor da Revista Internacional Interdisciplinar Art&Sensorium da mesma instituição.

 

Pós-Doutor em Ciências da Arte e do Património pela FBAUL (Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa), Doutor em Ciências Humanas (PPGICH-UFSC), membro do CIEBA (Centro de Investigações em Belas Artes da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa) e associado ao Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre Psicoativos (NEIP), sendo igualmente conselheiro da URCI (Universidade Rose+Croix Internacional).

 

Artista transmedia, investigador em arte visionária e cultura psicadélica, integra a organização do Research Centre for the Study of Psycointegrator Plants, Visionary Art and Consciousness (WASIWASKA), com ampla experiência na área de Artes, com especial ênfase em Desenho e Pintura nos temas de artes visuais, arte visionária, arte psicodélica, estética e relações inter e trans-disciplinares entre arte e estados não ordinários de consciência.

 

Condições de Pagamento:

Para garantir a inscrição, solicitamos o pagamento de metade do valor do workshop por transferência bancária para o NIB 0036 0126 9910 0058 984 55 (Maria João Santos) sendo o restante pago no dia do Workshop.

 

Só são consideradas válidas as inscrições acompanhadas de comprovativo de pagamento, enviadas para innzensaude@gmail.com

 

Se tem alguma dúvida, por favor, contacte-nos

Deixe o seu Comentário:

Novas Normas de Funcionamento

Cumprimos escrupulosamente todos os critérios de higienização e normas de segurança preconizadas pela Direção Geral da Saúde no âmbito da prevenção e contenção do surto epidémico por Covid-19. Neste sentido, impõem-se novas normas de funcionamento:

1. O atendimento é feito unicamente mediante marcação prévia, de forma a evitar contacto entre pacientes;

2. No dia anterior à consulta, o Espaço InnZen entra em contacto telefónico para despistar eventuais sintomas relacionados com Covid-19 (tosse, febre, dificuldades respiratórias);

3. É obrigatório comparecer com máscara social que não deve retirar em nenhum momento;

4. Será solicitado que não traga acessórios (relógio, colares, brincos, etc);

5. Ser-lhe-á pedido que traga calçado de interior (chinelos de quarto ou similares), de forma a impedir a eventual contaminação do espaço com calçado de rua. Na impossibilidade de o fazer, ser-lhe-á facultado cobre-calçado descartável.